Segunda a Sexta 09:00 - 19:00

Up Clinic

+351 925 227 377
info@davidrasteiro.pt 


Tratamentos / Pele

Toxina botulínica

A toxina botulínica é uma arma essencial na medicina estética de hoje em dia. A toxina botulínica é um medicamento derivado de uma bactéria, que permite o bloqueio selectivo dos músculos. O grande propósito deste tratamento é eliminar as rugas de expressão do rosto.

O conceito da toxina botulínica é bastante simples: se as rugas da expressão facial são fruto da contração muscular, então se bloquearmos os músculos, as rugas de expressão vão desaparecer. Este é o processo realizado com a toxina botulínica.

A toxina botulínica, quando correctamente aplicada, é verdadeiramente eficaz no rejuvenescimento facial. A principal zona em que se aplica a toxina botulínica é no terço superior da face, ou seja, na região frontal glabelar (entre as sobrancelhas) e periocular (pés de galinha). Não quer isto dizer que não se possa aplicar noutras zonas da face. Este tratamento é ideal para ser utilizado em associação com outros tratamentos da medicina estética nomeadamente os preenchimentos do rosto. A aplicação da toxina botulínica demora em média 20 minutos. É um procedimento que pode ser realizado num intervalo de almoço e regressar calmamente ao seu trabalho, uma vez que basta apenas uma sessão. O efeito da aplicação da toxina botulínica começa a sentir-se ao quarto ou sexto dia e permanece activo por um período médio de 6 meses. É importante salientar que o tratamento por toxina botulínica não deixa qualquer marca uma vez que não tem praticamente nenhum risco associado, devendo ser evitado apenas em pacientes com doenças neuromusculares.

Preenchimentos

Quando recorremos a preenchimentos, queremos restituir volume e dar novas formas ao nosso corpo. Entre as zonas mais frequentes do recurso a preenchimentos destaco os lábios, terço médio da face e as olheiras. Com um preenchimento poderá ter os lábios sensuais que sempre desejou, o volume na maçã do rosto que necessita e ver-se livre das olheiras que a perseguem.

Falamos de preenchimentos quando recorremos à substância ácido hialurónico. O ácido hialurónico faz parte da nossa constituição e a sua maior concentração está associada à hidratação e firmeza da pele e dos tecidos moles.

Foi possível, através da investigação científica, fabricar um gel de ácido hialurónico. Graças a este avanço tecnológico é possível, através da alteração e variação da concentração do ácido hialurónico no gel, ter um gel mais fluido e adaptável. O gel de ácido hialurónico pode ser utilizado para preenchimento de lábios, ou no caso de o gel ser mais coeso e denso, pode ser utilizado para preenchimento dos glúteos.

Quando realizamos um tratamento de preenchimento podemos dividir o procedimento em várias sessões. A duração deste tratamentos de preenchimentos varia consoante a concentração do ácido hialurónico e pode durar desde 1 a 2 anos.

Nem sempre as partículas mais duráveis são as indicadas. Um gel mais concentrado dura mais, mas obviamente não deve ser aplicado num lábio, que requer uma partícula mais moldável e fluída e que necessariamente dura menos tempo. Trata-se de um tratamento simples e eficaz onde a paciente não fica com qualquer marca associada, podendo voltar à sua actividade física ou laboral 1h depois de realizada a sessão.

Hipersudorese

O problema do suor excessivo das mãos ou das axilas atinge um grande número de pessoas. Quem se debate com esta situação habitualmente sabe, infelizmente, o quão desagradável e inoportuno pode ser, principalmente em alturas como a Primavera ou o Verão. Acontece quando menos se espera, seja num aperto de mão importante ou ao levantar o braço numa apresentação. Existem alguns tratamentos para a sudorese excessiva. Uns são definitivos mas envolvem uma anestesia geral e uma pausa na actividade profissional, outros são temporários mas são feitos no gabinete de consulta e sem provocar uma grande ausência laboral.

Tratamento definitivo da hipersudorese

O tratamento definitivo da hipersudorese é uma cirurgia em que se elimina o estímulo nervoso para as glândulas do suor, ou seja, a mensagem não chega aos nossos produtores de suor e portanto não suamos. Este tratamento é uma solução definitiva que resolve a maioria dos casos, no entanto, a aceitação deste tratamento mais drástico por vezes é difícil e a taxa de sucesso não é de 100%.

Tratamento temporário da hipersudorese

A outra hipótese para resolver o problema da sudorese excessiva é a aplicação de toxina botulínica nas áreas críticas.

O tratamento temporário da hipersudorese é um procedimento simples e que permite aos pacientes regressarem ao seu local de trabalho minutos depois. É o chamado “lunch break treatment” - tratamento na hora de almoço. Este tratamento assenta num mecanismo muito simples: a toxina botulínica actua bloqueando os músculos no geral e, por sua vez, as ditas glândulas do suor que têm um pequeno músculo responsável pela saída do mesmo. A toxina botulínica bloqueia este músculo, diminuindo a sudorese excessiva.

Este procedimento demora apenas 25 minutos, é realizado com creme anestesiante e não existem praticamente restrições para a sua realização. É simples e eficaz. Após a aplicação da toxina botulínica tem de se esperar 5 a 6 dias para o efeito aparecer. O suor não parará de ser fabricado repentinamente. Este efeito é progressivo até diminuir completamente. Habitualmente este tratamento é eficaz durante 6 meses.

Fios Suspensores

O objetivo da utilização de fios suspensores é elevar a face, nomeadamente o contorno mandibular e o pescoço em casos de flacidez ligeira. O tratamento com recurso aos fios suspensores é uma alternativa a uma cirurgia mais invasiva e que pode mesmo retardar a necessidade de uma cirurgia. A colocação de fios suspensores trata-se de um preenchimento realizado em consultório, sob anestesia local.

O tratamento por fios suspensores é simples e dura em média cerca de 45 minutos. Estamos a falar de um tratamento cujos resultados têm uma duração de 1 ano a 1 ano e meio. No entanto, os resultados são efectivamente imediatos, não deixando qualquer marca ou cicatriz na paciente. Os fios suspensores são um tratamento que permite que a paciente venha a um consultório e não tenha a necessidade de se ausentar do seu trabalho ou ter qualquer cuidado extra pós-operatório.

Rejuvenescimento das mãos

Para além da face, as mãos são também um espelho da nossa juventude. As nossas mãos estão muito expostas ao sol e, consequentemente, ao fotoenvelhecimento. As alternativas de rejuvenescimento das mãos têm excelentes resultados mas ainda são pouco conhecidas pela população portuguesa. Existem alguns tratamentos que permitem um rejuvenescimento das mãos eficaz e duradouro.

Um dos métodos mais conhecidos é a mesoterapia, ou seja a injeção de vitaminas, aminoácidos e constituintes essenciais na hidratação da pele através de microagulhas. Outro tratamento utilizado pela medicina estética são os preenchimentos e ainda o lipofiling (injeção de enxertos de gordura). Qualquer opção fará com que tenha um rejuvenescimento mais eficaz das mãos, sendo possível restituir uma aparência jovem e saudável às suas mãos.

Tanto a mesoterapia como o preenchimento podem ser realizados sob anestesia local no consultório. O lipofiling, por outro lado, deve ser realizado num bloco operatório. O período de recuperação de um tratamento de rejuvenescimento das mãos é mínimo em qualquer dos métodos, sendo que no caso do lipofilling poderá apresentar alguns edemas nas mãos que requerem algum repouso.

Tem alguma dúvida?

Entre em contacto.