Segunda a Sexta 09:00 - 19:00

Up Clinic

+351 925 227 377
info@davidrasteiro.pt 


Mama

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é a cirurgia que tem como objectivo aumentar o tamanho da mama, revertendo os efeitos nos casos de falta de desenvolvimento do peito ou diminuição de volume devido, por exemplo, a gravidez, perda de peso ou envelhecimento. A cirurgia da mamoplastia de aumento é um dos procedimentos mais frequentes da cirurgia plástica. Desde há muitos anos que este procedimento cirúrgico é realizado e, com o decorrer do tempo, deu-se um grande desenvolvimento das técnicas onde os materiais utilizados são cada vez melhores.

As próteses utilizadas numa mamoplastia de aumento têm agora um design muito apurado e são compostas por substâncias de qualidade em que os fabricantes dão uma garantia vitalícia aos seus produtos.

A cirurgia da mamoplastia de aumento tem uma duração de aproximadamente 1 a 2 horas e é realizada sob sedação e anestesia local. A paciente submetida a uma mamoplastia de aumento não necessita de internamento, podendo dormir em casa no dia da cirurgia. Regra geral existem dois tipos de próteses utilizadas numa mamoplastia de aumento, referentes à forma: as redondas e as anatómicas. Nas primeiras, a superfície é semiesférica, enquanto nas anatómicas o perfil assemelha-se a uma pêra. Para saber qual é a mais indicada para si, deverá colocar a questão na sua consulta de avaliação com o cirurgião plástico. Habitualmente, na cirurgia de aumento mamário, a prótese redonda preenche melhor o polo superior da mama e a prótese anatómica adapta-se melhor no caso da mama descaída devido à sua configuração. Existem três situações possíveis em relação às cicatrizes resultantes de uma mamoplastia de aumento: o acesso periareolar (ao pé do mamilo), inframamário (por baixo da mama) ou axilar que, ao fim de 3 a 6 meses ficará praticamente imperceptível. Não havendo nenhum obstáculo, a escolha é da paciente.

Na mamoplastia de aumento, a duração dos implantes é vitalícia com resultados permanentes e a grande maioria das marcas troca as próteses gratuitamente em caso de rotura.

A amamentação não é posta em causa já que na mamoplastia de aumento a colocação do implante por cima ou por baixo do músculo preserva o normal funcionamento da glândula mamária o que não afecta a capacidade de produzir leite. Mesmo o caso da incisão peri-aureolar não apresenta qualquer risco para a amamentação, a mãe ou o bebé.

No caso de pacientes fumadoras e para qualquer cirurgia estética, é recomendável que não tenha hábitos tabágicos nas 3 a 4 semana anteriores ao procedimento cirúrgico.

No pós-operatório de uma mamoplastia de aumento deve utilizar um soutien adequado, fazer drenagens linfáticas e evitar mexer os braços activamente durante as primeiras 3 semanas. Poderá voltar ao trabalho ao fim de 1 a 2 dias mas só poderá retomar a actividade desportiva ao fim de 4 a 6 semanas. Não há relação entre cirurgia de aumento mamário e cancro da mama pelo que o procedimento não vai influenciar esta probabilidade.

Antes e Depois Ver vídeo

Mamoplastia de redução

A mamoplastia de redução surge quando há uma necessidade de reduzir o volume da mama e torná-la mais proporcional ao corpo da mulher para uma melhoria no seu dia-a-dia. Problemas como dores na coluna cervical ou lombar, pressão nos ombros devido às alças do sutiã ou inflamações abaixo da mama – no sulco infra mamário – devido ao calor, suor e atrito da mama descaída que levam a lesões cutâneas e desconfortáveis podem ser solucionados e devolver à mulher a imagem e qualidade de vida de que precisa.

A cirurgia de redução tem uma duração aproximada de 3 horas e habitualmente é realizada sob anestesia geral ou sedação. Poderá sair no próprio dia do procedimento ou no dia seguinte.

Dependendo do caso clínico, na mamoplastia de redução mamária podemos optar por uma cicatriz periareolar, ou seja, à volta da aréola ou por uma cicatriz em forma de âncora ou T invertido que se estende desde a aréola ao sulco mamário inferior e ao longo deste. Não é possível rejuvenescer a mama sem deixar uma marca, por mais pequena que seja, contudo deve ser bem cuidada para que ao fim de 3 meses fique o mais imperceptível possível.

Sobre os fumadores, e para qualquer cirurgia, é recomendado que não tenham hábitos tabágicos durante as 3 a 4 semanas que a antecedem.

Os cuidados pós operatórios de uma mamoplastia de redução passam pela utilização de um sutiã específico durante a cicatrização e poderá voltar ao trabalho ao fim de 1 semana e fazer desporto ao fim de 5 a 6 semanas. O resultado da mamoplastia de redução é permanente. Existe a probabilidade, embora muito pequena, de que após a cirurgia a mulher não possa dar de mamar numa gravidez posterior.

Antes e Depois Ver vídeo

Mastopexia

Mastopexia é o termo utilizado para a cirurgia que permite a correção da mama descaída, a chamada ptose da mama que se pode instalar com o decorrer dos anos. Além dos efeitos da gravidade, também pode acontecer com as alterações de volume durante a gravidez. Desta forma, a mama torna-se caída, o mamilo começa progressivamente a apontar para baixo e a forma torna-se envelhecida.

O objectivo da mastopexia é rejuvenescer a mama, preenchendo o pólo superior desta, contrariar os efeitos da gravidade e posicioná-la adequadamente em relação ao resto do corpo. A cirurgia de lifting mamário ou  mastopexia dura cerca de 3 horas e normalmente realiza-se sob anestesia geral ou sedação. Poderá sair no próprio dia do procedimento ou no dia seguinte. A mastopexia pode ser realizada com ou sem próteses mamárias, consoante o que pretende.

O resultado da mastopexia é permanente e a nível de pós-operatório é necessário a utilização de um soutien específico durante a cicatrização. As cicatrizes da mastopexia ficam bastante ténues ao fim de 3 meses. Após a mastopexia, poderá voltar ao trabalho ao fim de 1 semana e praticar desporto ao fim de 5 a 6 semanas. Há uma probabilidade, embora reduzida, de que após a mastopexia a mulher não possa dar de mamar numa gravidez posterior.

As mastopexias envolvem habitualmente cicatrizes para que possamos rejuvenescer a mama. Assim quando a queda da mama é pequena bastará uma cicatriz à volta da areola para remover o excesso de pele. Mas se a queda da mama for um pouco maior teremos que acrescentar cicatrizes para remover a pele em excesso. Essas cicatrizes podem ser à volta da areola e verticais ou então com o padrão em T invertido.

Sobre os fumadores, e para qualquer cirurgia, é recomendado que não tenham hábitos tabágicos durante as 3 a 4 semanas que a antecedem.

Antes e Depois Ver vídeo

Lipofilling

O lipofiling da mama é uma alternativa para o aumento do volume mamário. Para realizar um lipofiling da mama é utilizada a gordura do próprio corpo que é colocada no peito.

O lipofiling mamário é muito seguro e junta duas cirurgias: a lipoaspiração de uma zona com gordura em excesso, geralmente a região abdominal ou flancos, e a posterior aplicação dessa mesma gordura na mama, obtendo-se o volume que desejar. O resultado obtido no lipofiling da mama é natural e equilibrado e como a gordura injetada é a da própria paciente, os resultados são estáves e permanentes. Esta cirurgia é indicada para aumento mamário, na correção de assimetrias e em doentes de reconstrução mamária.

A duração da cirurgia do lipofilling mamário é de cerca de 90 minutos e realiza-se sob anestesia geral com anestesia local, não necessitando de internamento. No pós-operatório do lipofiling da mama terá de utilizar um soutien especial e poderá voltar ao trabalho ao fim de 2 a 3 dias. A actividade desportiva poderá iniciar 4 a 6 semanas após o procedimento

Em relação aos fumadores, e como em qualquer cirurgia, é recomendável que não tenham hábitos tabágicos durante as 3 a 4 semanas que a antecedem.

 

Inversão dos Mamilos

A inversão dos mamilos é um problema frequente entre as mulheres portuguesas. A inversão dos mamilos tem múltiplas causas, sendo a mais frequente a congénita, ou seja, as mulheres que já nascem com esta alteração. Actualmente pensa-se que 10% a 20% das mulheres têm os mamilos invertidos desde a nascença.

Os mamilos invertidos têm um impacto negativo em diversas situações da vida da mulher já que impedem que amamente, afetam a sensibilidade da mama, havendo ainda o factor inestético. A cirurgia para corrigir a inversão dos mamilos é muito rápida, demorando aproximadamente 20 minutos. É necessário ao cirurgião plástico actuar com o paciente sob efeito de anestesia local. Trata-se de uma cirurgia que não envolve internamento, pois decorre em regime ambulatório. A inversão dos mamilos não provoca qualquer tipo de cicatriz sendo os seus efeitos vitalícios.

No que aos cuidados pré-operatórios diz respeito a paciente deve evitar a prática desportiva durante as 2 semanas que antecedem o procedimento. Após a cirurgia de inversão dos mamilos a paciente pode voltar ao trabalho de imediato e fazer desporto ao final de 2 semanas.  

Ginecomastia

A ginecomastia é uma cirurgia que visa actuar na mama masculina. O crescimento da glândula mamária nos homens em determinadas fases da vida poderá ser perfeitamente normal e acaba por desaparecer naturalmente com passar do tempo. Um exemplo simples é quando a glândula mamária masculina aumenta no início da puberdade e depois involui.

No entanto, existem inúmeras causas para o crescimento da glândula mamária nos homens. O crescimento desta região pode estar associado a uma questão hormonal, a toma de um determinado medicamento ou mesmo devido a um problema genético. A ginecomastia apresenta-se como a solução cirúrgica indicada, que implica uma lipoaspiração ou pela associação de uma lipoaspiração com a remoção da glândula mamária.

A cirurgia da ginecomastia tem uma duração média de 90 minutos sendo necessária a administração de anestesia local ou local com sedação. No entanto a ginecomastia é sempre realizada em ambiente ambulatório. O paciente submetido a uma ginecomastia deve utilizar uma faixa de compressão torácica durante 3 dias, período indicado como baixa laboral. Só deve retomar a actividade desportiva ao fim de 4 a 6 semanas.

Muitos homens colocam dúvidas em relação à cicatriz provocada por uma ginecomastia. No entanto posso dizer que as incisões são periareolares e a cicatriz ficará praticamente imperceptível ao fim de 3 a 6 meses.

Antes e Depois

Tem alguma dúvida?

Entre em contacto.