Segunda a Sexta 09:00 - 19:00

 

+351 911 196 022
drdavidrasteiro@gmail.com 

Fale Comigo

e coloque a sua questão

 


Face

* Cirurgias

Rinoplastia

A cirurgia plástica da rinoplastia é um procedimento efetuado na pirâmide nasal de forma a melhorar a estética do nariz e a respiração de um paciente. Na rinoplastia, elementos como o tamanho, a projecção e o ângulo labionasal são medidas que, quando aperfeiçoadas, podem alterar o nariz e como consequência proporcionar uma face totalmente diferente. A nível estético, na rinoplastia as áreas mais frequentemente tratadas são o dorso e a ponta nasal. Para uma rinoplastia com vista a um objectivo mais funcional existem várias patologias que podem interferir com a função respiratória como o desvio do septo nasal e a hipertrofia dos cornetos e pólipos nasais. A cirurgia plástica ao nariz é um procedimento praticamente indolor. A maioria dos pacientes submetidos a rinoplastia sentirá mais desconforto do que dor.

Em média uma rinoplastia dura sensivelmente 3 horas, um período que varia de acordo com a deformidade que pretendemos corrigir, sendo utilizada uma anestesia geral ou sedação no paciente. Uma cirurgia como a rinoplastia implica um período curto de internamento, de 1 dia apenas. Caso haja hábitos tabágicos é importante que não fume pelo menos dois meses antes de realizar uma rinoplastia, uma vez que o tabagismo aumenta os riscos de complicações.

Ao nível do pós-operatório de uma rinoplastia é possível que tenha algum edema e equimoses à volta dos olhos, que irão passar numa semana. Se forem realizadas osteotomias da pirâmide nasal, necessitará de um tala que deverá usar durante uma semana. Após este período deverá ter cuidado com qualquer traumatismo facial especialmente nas primeiras seis semanas.

Na rinoplastia o resultado definitivo é atingido no mínimo ao fim de seis meses devido ao ligeiro edema do nariz após a cirurgia, que demora a passar. Durante o processo de recuperação poderá regressar ao trabalho ao fim de 1 semana e a actividade física poderá ser retomado ao fim de 5 a 6 semanas.

Antes e Depois Ver vídeo

Blefaroplastia

A blefaroplastia ou cirurgia da pálpebra é um procedimento cirúrgico que consiste no rejuvenescimento das pálpebras através da excisão de pele e gordura da pálpebra superior.

É aqui que a blefaroplastia atua já que é frequente que, com a passagem do tempo, alguma pele se vá acumulando na pálpebra superior, o que confere um ar pesado e envelhecido. Com o agravar da situação, esse excesso de pele pode mesmo levar a dificuldades de visão, sobretudo quando olha para cima. No caso da pálpebra inferior aquilo que notamos são as “bolsas de gordura” por baixo dos olhos e o excesso de pele que levam a uma aparência menos jovem.

A cirurgia da blefaroplastia dura em média 1 hora sendo realizada através de anestesia local. Não se trata de uma cirurgia que obrigue a internamento. A blefaroplastia não remove as rugas dos cantos dos olhos nem eleva as sobrancelhas. Para tal existem outros procedimentos realizados pelo cirurgião plástico como a aplicação de toxina botulínica ou o lifting das sobrancelhas que podem ser conjugados com a bleferoplastia. As incisões são colocadas de forma a serem o menos perceptíveis possível, nas pregas naturais dos olhos. No início a cicatriz pode ficar ligeiramente avermelhada. No entanto, ao fim de três meses, as cicatrizes são imperceptíveis na grande maioria dos casos.

Sendo uma cirurgia sob anestesia local, não há necessidade de realizar jejum previamente à cirurgia. É importante que no dia da realização da blefaroplastia não tenha colocado maquilhagem e não tenha qualquer infeção ocular, como por exemplo, uma conjuntivite. Como cuidados pós-operatórios é importante que nos primeiros dias aplique gelo localmente e durma com mais uma almofada que o habitual para elevar a cabeça e que mantenha os pequenos adesivos colocados bem secos. Após a cirurgia poderá voltar ao trabalho ao final de 4 ou 5 dias. A seguir a este período inicial pode retomar as suas actividades sociais sem quaisquer problemas. Mesmo em termos desportivos, o período de inatividade é menor que o habitual para outras cirurgias e poderá recomeçar a sua actividade física ao fim de 3 semanas.

Antes e Depois Ver vídeo

Facelift

O facelift é uma cirurgia de rejuvenescimento total da face e/ou do pescoço. O facelift permite restituir volume em zonas que perderam preenchimento e minimizar as marcas de envelhecimento, fazendo recuar o tempo. Quando queremos um verdadeiro rejuvenescimento e correção dos estigmas do envelhecimento como as pálpebras caídas, diminuição do volume do terço médio, desaparecimento do contorno mandibular ou laxidão do pescoço, só podemos pensar num facelift completo sendo realizado por um cirurgião plástico certificado e devidamente apto para esta cirurgia. A cirurgia do facelift dura em média 4 horas, sendo um procedimento clínico realizado sob anestesia local com sedação ou sob anestesia geral.

Geralmente, um paciente submetido a um facelift fica internado apenas 1 dia. A cicatriz de um facelift localiza-se à volta do pavilhão auricular e é dificilmente visível aos 6 meses. Os resultados de um facelift são permanentes. No caso de fumadores é extremamente importante que não se fume pelo menos dois meses antes de realizar esta cirurgia uma vez que o tabagismo acresce os riscos de complicações.

A recuperação de um facelift dura cerca de 1 ou 2 semanas. No período pós-operatório pode haver algum desconforto devido ao edema, mas não é expectável que haja dor. Os cuidados de massagem e a atenção à cicatriz são fundamentais para obter um bom resultado.

Quando realiza esta cirurgia estética normalmente ao fim de 10 a 15 dias poderá regressar ao seu trabalho, sendo que a actividade física poderá ser retomada ao fim de 5 a 6 semanas.

Antes e Depois Ver vídeo

Lift Frontal

O lift frontal é uma cirurgia estética que permite o rejuvenescimento do terço superior da face, ou seja, a região frontal e o posicionamento das sobrancelhas. Com a passagem do tempo nota-se uma queda progressiva das sobrancelhas sobre os olhos. Esta marca da idade pode ser contrariada através de um lifting do supracílio. O objectivo desta cirurgia é rejuvenescer o olhar, conferindo um aspecto mais jovem ao paciente. A duração desta cirurgia é de 90 minutos sendo realizada apenas sob anestesia local ou associando uma sedação. O lift frontal é um procedimento realizado em regime ambulatório, sendo a cicatriz imperceptível uma vez que é camuflada pelo cabelo.

A vantagem do lift frontal é que não carece de cuidados pós-operatórios. Um paciente submetido a um lift frontal pode regressar ao trabalho ao fim de 3 ou 4 dias e recomeçar a sua actividade física ao fim de 4 semanas.

Otoplastia

A cirurgia da otoplastia permite a correcção de deformidades na orelha externa, tal como as orelhas em abdução, vulgarmente chamadas “orelhas-de-abano”. A causa é genética e pode ou não ser hereditária. Este problema estudado pela cirurgia plástica e estética atinge tanto homens como mulheres e pode ser fonte de grande desconforto desde tenra idade por ser bastante visível.

A otoplastia pode ser realizada em crianças mas é um facto que muitas pessoas chegam à idade adulta com este problema, talvez por desconhecimento da existência desta cirurgia. Existem inúmeras técnicas associadas à otoplastia, no entanto, o objectivo é sempre o mesmo em qualquer técnica: orelhas bem posicionadas junto à cabeça e que esse resultado seja definitivo. A otoplastia é uma cirurgia que dura cerca de 90 minutos sendo que a anestesia é realizada a nível local. No caso de o paciente ser uma criança é aplicada anestesia geral.

Quando realizada uma otoplastia, não existe a necessidade de internamento. No caso de fumadores é extremamente importante que não fume pelo menos 3 a 4 semanas antes de realizar a otoplastia.

No fim de uma otoplastia, o paciente sai com um penso à volta da cabeça. Ao fim de alguns dias este é trocado por uma fita que protege as orelhas e que deverá ser utilizado por um período de 3 a 4 semanas, incluindo à noite. Este período pode ser adaptado caso a caso, sendo que poderá regressar ao trabalho no dia seguinte à cirurgia. Um paciente submetido a uma otoplastia deve no entanto evitar a prática de desportos de contacto por um período mínimo de 3 meses. Esta é uma cirurgia estética onde a cicatriz será praticamente invisível, localizada atrás da orelha, e cujos resultados são vitalícios.

Antes e Depois Ver vídeo

Lipofilling da Face

O lipofiling na face consiste na aplicação de gordura na face. Esta é uma cirurgia estética que permite restituir o volume, estrutura e definição perdidos devido ao envelhecimento. Durante a realização de um lipofiling são colocadas pequenas quantidades de gordura em zonas específicas da face a tratar como as maçãs do rosto, as olheiras ou mesmo os lábios. Normalmente um lipofiling tem uma duração variável entre os 60 e os 90 minutos, sendo uma cirurgia estética realizada sob anestesia local ou local com sedação.

Trata-se de uma cirurgia que não implica internamento sendo realizada em regime ambulatório. Deve no entanto ter alguns cuidados pós-operatórios nomeadamente a utilização de uma cinta na região lipoaspirada e realizar drenagens linfáticas na face e na área lipoaspirada. Num lipofiling não existem quaisquer tipos de cicatrizes associadas.

No caso de pacientes fumadores que queiram realizar um lipofiling é recomendável que não fumem, pelo menos, durante as 3 a 4 semanas que antecedem o procedimento cirúrgico.

O período de recuperação de um lipofiling é também simples. Pode voltar ao trabalho ao fim de 4 a 5 dias, podendo retomar a actividade física ao fim de 3 a 4 semanas.

Bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia que consiste na redução do volume das bochechas por remoção da chamada Bola de Bichat. Esta bola de gordura localiza-se na parte inferior das bochechas e é particularmente grande em crianças mas tende a diminuir com a idade.

Ainda assim, existem pessoas que mantêm essa gordura na fase adulta, mesmo sem apresentar excesso de peso, o que as incomoda pois um rosto mais redondo tende a ter uma aparência mais pesada e infantil. A bichectomia é uma nova tendência no ramo da cirurgia plástica uma vez que procura dar a um paciente um rosto mais fino, delineado e com as maçãs do rosto bem definidas.

A realização de uma bichectomia demora cerca de 40 minutos sendo uma cirurgia realizada sob anestesia local com sedação. No entanto esta cirurgia não implica internamento podendo o paciente regressar a casa no próprio dia da cirurgia. A incisão realizada durante uma bichectomia é intra-oral pelo que não se verifica qualquer cicatriz. Como em outros casos cirúrgicos referidos no meu site, em pacientes fumadores é recomendável que não tenha hábitos tabágicos, pelo menos, durante as 3 a 4 semanas que antecedem o procedimento cirúrgico. Não carece de cuidados pós-operatórios pelo que o paciente submetido a uma bichectomia pode voltar ao trabalho ao fim de 3 a 4 dias e retomar a sua actividade física ao fim de 3 semanas.

Mentoplastia

O equilibrio do perfil é um balanço fino entre as estruturas da face. Destacam-se entre os vários elementos o nariz e o mento (queixo). O mento é um elemento decisivo neste equilíbrio e a cirurgia de remodelação do queixo é muitas vezes realizada em conjunto com uma rinoplastia. O objectivo desta cirurgia é tornar um rosto mais harmonioso e equilibrado, reforçando a auto-estima do paciente. 

A estética do mento pode ser alterada através da aplicação de um preenchimento se a mudança necessária for pequena ou moderada. Grandes mudanças do volume e projecção do queixo não podem ser realizadas com um preenchimento, têm de ser utilizadas próteses ou avançar o osso através de uma osteotomia.

Para realizar esta cirurgia podemos recorrer à anestesia local ou local com sedação, não sendo necessário qualquer período de internamento. Ao nível da cicatriz, o paciente poderá ficar com uma pequena cicatriz por baixo do mento. No entanto esta cicatriz torna-se impercetível ao final de 3 meses. 

Os resultados de uma mentoplastia são permanentes. Um paciente sujeito a uma mentoplastia deverá ter um período curto de recuperação sendo aconselhável uma pausa de 3 meses na prática de exercício físico. 

Antes e Depois

* Procedimentos

Rinomodelação

A rinomodelação é um procedimento que consiste na aplicação de um preenchimento no nariz.

A alteração da estética do nariz tem um impacto impressionante em toda a estética da face e esta técnica permite a correcção de pequenas deformidades nasais, como é o caso da pequena “bossa” no perfil do nariz. Este preenchimento é muito simples e é realizado em consultório, sob anestesia local, tendo em média uma duração de cerca de 45 minutos. Muitos pacientes questionam qual a principal diferença entre a rinomodelação e a rinoplastia.  A diferença consiste no facto de a rinomodelação ser um procedimento cujo resultado dura alguns uns anos, realizado em consultório e sob anestesia local enquanto que a rinoplastia é uma cirurgia realizada em bloco operatório e com um resultado permanente.

 Ao nível de cicatriz é relevante referir que o paciente não fica com qualquer marca na face.

Em relação ao processo de pós-operatório é importante salientar que o regresso à atividade profissional é imediato, podendo inclusivamente ser feito numa hora de almoço, não existindo a necessidade de grande repouso. Poderá também retomar a sua atividade física 1 a 2 dias após o procedimento.

Antes e Depois

Preenchimentos

Quando recorremos a preenchimentos, queremos restituir volume e dar novas formas ao nosso corpo. Entre as zonas mais frequentes do recurso a preenchimentos destaco os lábios, terço médio da face e as olheiras. Com um preenchimento poderá ter os lábios sensuais que sempre desejou, o volume na maçã do rosto que necessita e ver-se livre das olheiras que a perseguem.

Falamos de preenchimentos quando recorremos à substância ácido hialurónico. O ácido hialurónico faz parte da nossa constituição e a sua maior concentração está associada à hidratação e firmeza da pele e dos tecidos moles.

Foi possível, através da investigação científica, fabricar um gel de ácido hialurónico. Graças a este avanço tecnológico é possível, através da alteração e variação da concentração do ácido hialurónico no gel, ter um gel mais fluido e adaptável. O gel de ácido hialurónico pode ser utilizado para preenchimento de lábios, ou no caso de o gel ser mais coeso e denso, pode ser utilizado para preenchimento dos glúteos.

Quando realizamos um tratamento de preenchimento podemos dividir o procedimento em várias sessões. A duração deste tratamentos de preenchimentos varia consoante a concentração do ácido hialurónico e pode durar desde 1 a 2 anos.

Nem sempre as partículas mais duráveis são as indicadas. Um gel mais concentrado dura mais, mas obviamente não deve ser aplicado num lábio, que requer uma partícula mais moldável e fluída e que necessariamente dura menos tempo. Trata-se de um tratamento simples e eficaz onde a paciente não fica com qualquer marca associada, podendo voltar à sua actividade laboral 1h depois de realizada a sessão e a actividade física um dia depois.

Antes e Depois Ver vídeo

Toxina botulínica

A toxina botulínica é uma arma essencial na medicina estética de hoje em dia. A toxina botulínica é um medicamento derivado de uma bactéria, que permite o bloqueio selectivo dos músculos. O grande propósito deste tratamento é eliminar as rugas de expressão do rosto.

O conceito da toxina botulínica é bastante simples: se as rugas da expressão facial são fruto da contração muscular, então se bloquearmos os músculos, as rugas de expressão vão desaparecer. Este é o processo realizado com a toxina botulínica.

A toxina botulínica, quando correctamente aplicada, é verdadeiramente eficaz no rejuvenescimento facial. A principal zona em que se aplica a toxina botulínica é no terço superior da face, ou seja, na região frontal glabelar (entre as sobrancelhas) e periocular (pés de galinha). Não quer isto dizer que não se possa aplicar noutras zonas da face. Este tratamento é ideal para ser utilizado em associação com outros tratamentos da medicina estética nomeadamente os preenchimentos do rosto. A aplicação da toxina botulínica demora em média 20 minutos. É um procedimento que pode ser realizado num intervalo de almoço e regressar calmamente ao seu trabalho, uma vez que basta apenas uma sessão. O efeito da aplicação da toxina botulínica começa a sentir-se ao quarto ou sexto dia e permanece activo por um período médio de 6 meses. É importante salientar que o tratamento por toxina botulínica não deixa qualquer marca uma vez que não tem praticamente nenhum risco associado, devendo ser evitado apenas em pacientes com doenças neuromusculares.

Ver vídeo

Fios Suspensores

O objetivo da utilização de fios suspensores é elevar a face, nomeadamente o contorno mandibular e o pescoço em casos de flacidez ligeira. O tratamento com recurso aos fios suspensores é uma alternativa a uma cirurgia mais invasiva e que pode mesmo retardar a necessidade de uma cirurgia. A colocação de fios suspensores trata-se de um procedimento realizado em consultório, sob anestesia local.

O tratamento por fios suspensores é simples e dura em média cerca de 45 minutos. Estamos a falar de um tratamento cujos resultados têm uma duração de 1 ano a 1 ano e meio. No entanto, os resultados são efectivamente imediatos, não deixando qualquer marca ou cicatriz na paciente. Os fios suspensores são um tratamento que permite que a paciente venha a um consultório e não tenha a necessidade de se ausentar do seu trabalho ou ter qualquer cuidado extra pós-operatório.

Ver vídeo

Tem alguma dúvida?

Entre em contacto.